''Lembro vagamente de uma citação de um dos teóricos preferidos Noam Chomsky - algo sobre otimismo como uma estrategia, não apenas um sentimento, Se você não acreditar que o futuro vai ser melhor, então, não vai agir para melhorá-lo. Parece piegas, mas existe outra palavra para piegas: Sinceridade''

Sinopse: Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.




'' Acho que gosto de estar perto da vida de outras pessoas.''

Como o titulo já diz o livro e mesmo um "Livro de memorias". Sammie Mccoy tem uma doença chamada NP-C que atingi principalmente o cérebro causando esquecimento. Por conta disso ela começa a escrever seu livro de memórias para o seu eu do futuro, e e esse com esses relatos escritos em um arquivo do word em seu pequeno notebook que sabemos como da vida de Sammie.Ao contrário do que pensamos, Sammie tem uma vida normal, ela e a melhor aluna da escola e é oradora da turma. Tudo ia bem na vida de Sammie e ela conseguia conviver bem com a doença, até ela perder o campeonato de debates por causa do seu esquecimento. Isso foi como um tapa na cara de Sammie e ela começa a perceber que talvez não possa realizar seus sonhos.

''Temos que nos acostumar com a ideia de que ninguém se importa tanto quanto nos. Sucesso, fracasso, tanto faz! Ninguém vai te dar um tapinha nas costas por passar todas as horas do dia estudando ou pesquisando ou desistindo de tudo para escrever. Então o ideal seria fazer todas essas coisas para nos mesmos, não pelos outros.'' 

O livro e incrível. Estou saindo de uma ressaca literária horrível e essa historia ajudou a melhora (RS'). Eu gostei muito da historia de Sammie, eu chorei com ela, sorrir, aprendi muito com o que lea dizia. Infelizmente, o livro não terminou como eu esperava e isso me frustrou bastante. Mas foi um final feliz e me fez perceber que nem sempre os sonhos que você tanto almeja , talvez, não seja o certo pra você. Eu estou passando por isso no momento. Não e fácil ver seus sonhos caírem por terra mas Sammie me ensinou que você pode ser feliz com o que tem. O livro e um lição de vida que eu recomendo para quem esta passando por um momento difícil e frustrante da sua vida. Recomendo.

Classificação:


Deixe um comentário