Cada pessoa tem suas características e os viciados em leitura não são diferentes. Dividiram leitores em 10 tipos mais comuns e você confere abaixo:




1 - O Bookaholic:  Esses leitores são o tipo mais barulhento. Para eles a leitura de livros é baseada em metas, e ao final de um ano suas leituras superam as dezenas e centenas. Muitos destes leitores são blogueiros e formadores de opinião nas redes sociais.
2 - O Acadêmico: Talvez o mais chato dos leitores, em sua estante você encontrará apenas obras de profundidade e indicação acadêmica. São os melhores clientes de sebos, já que em suas leituras dificilmente aparecerá alguma publicação depois dos anos 1980.
3 - O Influenciável:  Ao contrário dos leitores acadêmicos, este tipo de leitor define suas próximas leituras geralmente com base na lista dos mais vendidos, através da indicação de algum amigo, ou decide a leitura após assistir o filme adaptado.
4 - O Revoltado: Está sempre de mal com a leitura ou com algum autor. Geralmente em sua estante no Skoob tem o prazer sádico de distribuir uma ou duas estrelas.
5 - Leitor Fantasma: Provavelmente um dos piores tipos de leitor, isso porque esses caras não leem o que dizem ter lido. Em alguns casos faz de conta que é um grande leitor na frente dos amigos. No entanto na maior parte são leitores que não leram determinados livros, mas os detonam e criticam nas redes sociais e em conversas. Por isso preferem falar de obras de vendas em massa como Crepúsculo e Cinquenta Tons de Cinza.
6 - O Crítico: Extremamente exigente e crítico, seleciona a dedo suas leituras. Durante a leitura busca inconsistências e falhas na historia.
7 - O Analfabeto: Lê apenas obras de qualidade duvidosa, mas ainda assim acha tudo “mil maravilhas”.
8 - Leitor Tiete: Os leitores tietes são uma boa parcela dos leitores, e não perdem uma fila de sessão de autógrafos ou bate-papos com seus autores, com direito a gritinhos e tudo!
9 - Leitor Comum: Representa a grande parcela dos leitores. Busca na leitura entretenimento, conhecimento, ou simplesmente os instantes de prazer que uma boa leitura pode proporcionar.
10 - Leitor Blogueiro: É aquele tipo de leitor com ânsia de ser um Casagrande ou um Júnior da literatura, comentando cada partida, quer dizer cada leitura, e como não dá pra fazer isso na TV, essa galera foi para os blogs, vlogs e redes sociais, que hoje representam um grande número.

E ai, se identificou com algum? Deixe nos comentários. Beijos

3 Comentários

  1. Exatamente assim, haha!
    Olha, indiquei o blog pra um prêmio.
    Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa! Amei esse post. A lista é perfeita haha Acredito que dê para um leitor estra dentro de várias nomeações que vc criou aqui.

    Muito legal ^^


    Imperfeição Literária
    beijos *--*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir