Olá leitores,vamos a mais um Top 5,dessa vez irei falar sobre livros distópicos. Mas Carol, o que são livros distópicos?  Segundo o dicionario distopia é: lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação.
Abaixo estão alguns dos meus favoritos,são poucos pois comecei a ler esse gênero faz pouco tempo.
Espero que gostem.



1. Jogos Vorazes ( Suzanne Collins)


O livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um país distópico chamado Panem - localizado onde estaria os Estados Unidos da América. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, para que as pessoas sempre se lembrem da revolta que aconteceu vários anos atrás
. Os Jogos são um lembrete do poder da Capital: nesses Jogos, um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de um sorteio chamado de "Colheita" para participar de uma batalha televisionada em uma arena na qual todos os tributos - como são chamados - devem lutar até a morte, onde apenas um sobreviverá e será o vitorioso.
Um dos meu livros distópicos favoritos,amo demais essa trilogia. Para mim e um dos melhores livros distópicos que eu já li. Fenômeno literário e cinematográfico,a trilogia é mundialmente conhecia,ganhou fãs por todo mundo,não há quem não conheça ou já ouviu falar de Jogos Vorazes.

2. Maze Runner  (James Dashner)



Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. Outro livro distópico que eu adorei,história bem elaborada,um quê de suspense e muita aventura. Ideal para quem gosta de leitura de tirar o folego.

Divergente (Veronica Roth)
Divergente se passa na futurística Chicago. Quando a adolescente Beatrice completa 16 anos, ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. São cinco, e cada uma representa um valor diferente, e elas são: honestidade (Franqueza), generosidade (Amizade), coragem (Audácia), Inteligência (Erudição) e Altruísmo (Abnegação). No dia de seu teste de aptidão,Tris descobre que é uma divergente, ou seja, apresenta uma personalidade para mais de uma facção.
Na cerimônia de escolha, Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos corajosos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Audácia, ela decide mudar seu nome para Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Quatro, um rapaz mais experiente na facção que ela, que passa a ser seu instrutor de treinamento e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo. Infelizmente não terminei de ler a trilogia por causa de spoiler,perdi a vontade de ler,mas amo o primeiro livro,devorei-o em uma semana,muito  viciante. Muita ação é romance,boa pedida pra quem gosta desse estilo literário. 
A Hospedeira (Stephenie Meyer)



No futuro distante nosso planeta é dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam. A Hospedeira é um romance distopico de ficção cientifica escrito por Stephenie Meyer. Olhem a resenha que eu fiz sobre o livro aqui .

A Seleção ( Kiera Cass)




A história se passa num futuro alternativo, em um país chamado Illéa: uma monarquia em que a sociedade é divida em castas. Os eventos ocorridos são narrados por sua protagonista, America Singer, uma jovem de casta Cinco que entra para a seleção onde vem a competir com outras 34 garotas a mão do Príncipe Maxon, assim como o título de princesa e futura rainha de Illéa. Apesar de ser focado no romance entre os protagonista,A Seleção se passa no futuro distópico onde a divisão de divisão social.opresão,fome,guerra e etc. Leia minha resenha sobre o livro aqui . 

Deixe um comentário